Visite-nos e conheça nosso trabalho em serviço social e educação infantil de perto!

 

CASA DA EDITINHA

Rua Nossa Senhora dos Anjos, 711/717 - Chacára Mafalda - São Paulo - SP

Tel. 2674 1348 - E-mail: contato@casadaeditinha.org.br

  • Facebook - Casa da Editinha
  • Instagram - Casa da Editinha
  • Andrea Fonseca

Dia das Crianças – 5 ideias criativas para tornar esse dia memorável!


12 de outubro, neste dia muitas crianças ganham presentes, mas como será a melhor maneira passar esse dia?

Um pouco da História sobre o Dia das Crianças

O relato mais cedo na história referente ao Dia das Crianças foi encontrado, em 1857, quando um reverendo em Massachusetts, nos EUA, dedicou os serviços da sua igreja às crianças, ele nomeou esse dia como Rose Day (Dia das Rosas) e mais tarde esse nome mudou para Dia das Crianças.

O Dia Internacional das Crianças foi oficializado em 20 de novembro de 1959, quando as Nações Unidas criou a ‘Declaração dos Direitos das Crianças’.

Muitos países comemoram a data em diferentes dias do ano, por diferentes razões.

No Brasil, por exemplo, a data é comemorada no dia 12 de outubro, porque, além de ter sido criado um Decreto de Lei em 1924, transformando essa data no dia oficial em prol das crianças, também, porque as empresas de brinquedo Estrela e de higiene pessoal Johnson's fizeram campanhas de publicidade promovendo suas vendas durante a semana de 12 de outubro de 1954 em diante.

O sucesso foi tão grande que, hoje, o Dia das Crianças é o feriado com mais vendas no ano, só perdendo para o Natal e Dia das Mães. Isso porque alguns pais não param de comprar presentes no Dia das Crianças, mesmo para seus filhos que já são crescidinhos.

Uma curiosidade: o Brasil é o único país do mundo que comemora o Dia das Crianças em 12 de outubro.

Bem, voltando a falar das crianças, de verdade...

Qual será o melhor presente que uma criança pode receber? Brinquedo, roupas, um passeio ou algo divertido para fazer?

Veja nossa lista de ideias para comemorar o Dia delas de uma maneira diferente, grátis e melhor ainda, de forma memorável:

1. Prepare um café da manhã especial

Que tal, acordar cedo e fazer o café da manhã favorito dele(a) ou prepararem o café da manhã juntos? Catch-up com banana? Sorvete no cereal? Pic-nic embaixo da mesa? Por que não!? A ideia é criar um momento memorável pra vocês, principalmente pra as crianças.

2. Acordando com balões

Bem cedo, encha um montão de balões para forrar o chão todo de um quarto ou sala. Esconda pequenas surpresas e brinquedos, embaixo dos balões, então, de manhã, quando seu(sua) filho(a) acordar, ponha uma música divertida de criança e deixe que ele(a) estore as bexigas para encontrar as surpresas.

3. Um dia de fantasia o dia todo

Um dia antes, escolha com a ajuda dele(a) algum tema para as fantasias, veja neste site formas criativas de fazer fantasias em casa: https://soloinfantil.com/fantasia-infantil/fantasia-infantil-improvisada/.

Deixe que seus filhos escolham, só informe se será possível fazer ou não com os materiais que já tem em casa. Montem juntas as fantasias. No dia seguinte, usem as fantasias o dia todo, saiam com as fantasias (ir na pracinha, no shopping ou onde for neste dia) tirem fotos para lembrar desse dia especial e não para compartilhar nas redes sociais, pois afinal o Dia é das Crianças! Você verá que será super divertido pra vocês e para os outros, também.

4. Verifique o calendário de eventos na cidade

Alguns sites como: 'São Paulo para Crianças', 'Catraquinha Livre' e outros tem sempre a lista de todos os eventos gratuitos que acontecem no Dia das Crianças. Algumas opções são incríveis. Tente se envolver nas atividades com as crianças, brinque e jogue com eles, pois apesar de muitos pais não participarem a maioria dessas atividades são para todos, inclusive adultos. Imagine a memória que seus filhos vão ter deste momento brincando com você.

Veja nestes links: http://saopauloparacriancas.com.br/passeios/?filtros=1&data=12%2F10%2F2018&categorias=0&idade=90&clima=0&regiao=0&palavra= ou https://catraquinha.catracalivre.com.br/sp/?s=dia+das+crian%C3%A7as

5. Organize um caça ao tesouro num parque local

Escreva dicas apropriadas à cada idade (ou crie um arquivo de áudio em seu celular). Veja no nosso artigo que explica como fazer um caça ao tesouro fácil e divertido para as crianças curtirem: https://www.casadaeditinha.org.br/single-post/2018/07/10/8AtividadesCriancasFerias

Ideia Bônus - Dê um presente para outra criança

Doar livros, brinquedos e roupas indesejados para caridade é algo muito bom e ajuda, mas já imaginou se além de doar essas coisas que já não quer. Vocês criarem algo juntos para dar como presente a uma outra criança? É uma ótima maneira de se relacionar e de ensinar as crianças a fazer algo pelos outros.

Este site tem alguns artesanatos pra fazer com as crianças que podem ser dados como presente:

https://www.revistaartesanato.com.br/artesanato-para-criancas/

Ajude-nos a compartilhar essas idéias e fazer o Dia das Crianças mais criativo e que a criançada lembre deste dia pra sempre.

#crianças #brincadeiras #diversão

54 visualizações