• Andrea Fonseca

Como ensinar as crianças a pedir perdão

É realmente importante que nossos pequenos aprendam a se desculpar quando fazem algo errado.


Certamente é um dos ensinamentos morais mais importantes. E não apenas para pedir desculpas, mas também para identificar os danos que podem ser causados ​​a terceiros. É por isso que mostramos a você como ensinar as crianças a pedir perdão, pois pode ser uma tarefa um tanto complexa a olho nu.


Pontos importantes a considerar:


  • Ao pedir perdão, nos colocamos na situação dos outros. Por esse motivo, uma criança pequena demais não entende bem o que isso significa. Crianças menores de 5 anos não entendem que cometeram um erro. Mesmo assim, é importante conhecer os limites para que eles percebam os demais e conheçam as consequências dos seus atos. Quando eles têm dois anos, podemos começar a ensinar as crianças a pedir perdão, mas é muito importante que elas saibam que dizem "me desculpe" porque machucamos outra pessoa. Não podemos permitir que eles o repitam sem pensar.

  • Para ensinar as crianças a pedir perdão, é interessante que elas identifiquem as consequências de suas ações. Se eles atingiram outra criança, podemos dizer "você fez essa criança chorar". Automaticamente, nossos filhos identificarão que seu comportamento não foi correto. Assim, o "desculpe" terá um significado para ele.

  • Para conscientizá-los um pouco mais, também podemos ensiná-los a corrigir erros. Por exemplo, se eles quebraram o brinquedo de outra criança, uma "desculpa" pode ser acompanhada por encorajar nosso filho a dar seus brinquedos para aquela criança triste. Será uma maneira melhor de ensinar as crianças a pedir perdão.

  • Como sempre, os pais desempenham um papel importante. Devemos ser referência, portanto, entre nós, devemos pedir perdão diante da criança se fizemos algo errado. Além disso, se brigamos com nossos filhos por falsos motivos ou se cometemos um erro ao culpá-lo por algo, também teremos a obrigação de pedir perdão a nosso filho, pois é a melhor maneira de identificar que um arrependimento pode aliviar à outra pessoa.

  • Vendo tudo isso, parece óbvio que, para ensinar as crianças a se desculpar, devemos nos concentrar na identificação de sentimentos. Converse com eles sobre como se sentiriam se fizessem a mesma coisa que fizeram.

  • Há momentos em que o orgulho prevalece. Nessas situações, podemos ajudar os pequenos pedindo perdão juntos. Dessa forma, a criança não se sentirá sozinha.

  • Além disso, é importante elogiar a criança quando ela pede perdão, enfatizando o quão bem uma pessoa se sente quando pede perdão.


Finalmente, para ensinar as crianças a pedir perdão, é muito importante não insistir. Podemos encorajá-los a pedir perdão, mas se forçá-los, eles certamente tentarão evitar pedir perdão a partir desse momento, sentindo que essa opção é apenas uma obrigação e não um sentido de moral e respeito para com os outros.

0 visualização

Visite-nos e conheça nosso trabalho em serviço social e educação infantil de perto!

 

CASA DA EDITINHA

Rua Nossa Senhora dos Anjos, 711/717 - Chacára Mafalda - São Paulo - SP

Tel. 2674 1348 - E-mail: contato@casadaeditinha.org.br

  • Facebook - Casa da Editinha
  • Instagram - Casa da Editinha