top of page
  • Foto do escritorAndrea Fonseca

Nosso presente e o futuro dos nossos filhos


tal pai, tal filho

Na noite passada tive um sonho com um

bebê tatuado. Acordei pensando:

“...E se esse bebê acabar se tornando um jovem ou adulto que detesta tatuagem”, isso sem considerar que a pele dele vai crescer e esticar aquela tatuagem de forma que não podemos prever.

Acredito que a mensagem acabou mostrando como as coisas que gostamos muito queremos para nossos filhos, tais como, time de futebol, religião, programas de TV, etc.…

Comecei a me perguntar uma série de coisas:

Será que dá para apresentarmos o mundo aos nossos filhos de maneira mais neutra, sem impormos nossas ideias sobre eles? Se quero que meu filho seja um ser-humano melhor e que respeite as diferenças, como posso dizer que meu time é melhor que outro?

Amigos sao diferentes

Nós somos o real exemplo para nossos filhos. Lembro ter visto esse vídeo há alguns anos atrás, ele mostra o quanto o que fazemos hoje influencia o futuro dos nossos filhos: https://www.youtube.com/watch?v=YKV1y2cMlB4.

Claro que algumas coisas são vícios que até queremos parar, na maioria das vezes, mas existem outras coisas que já reconhecemos como boas, só precisamos tomar o cuidado em não “puxarmos a sardinha para um lado” sem mostrarmos que existem outras ideias que são boas também. Por exemplo, sou de uma religião e aprendo muito com ela, mas falo sobre as outras religiões como filosofias, pois todas elas têm algo que podemos aprender e nos ajudar a tornarmos melhores. E isso é o que quero que meu filho aprenda, ser um ser melhor, sempre.

voluntariado

As discussões e as guerras começam pelas diferenças e não pelas similaridades. Diferença de cor de pele, de sexo, de status social e tudo mais. Agora, se aprendemos desde pequenos que existem outras coisas além do que nossos pais sabiam e foram capazes de nos ensinar, nossos horizontes também se ampliam, não é mesmo? Imagine para os nossos filhos, que futuro terão e que pessoas serão?

Aqui está uma pequena lista que escolhi para fazer meu filho ter um futuro melhor:

  • Ler pra ele com amor e entusiasmos até que ele possa ler por si só para que goste mais de ler que ver TV ou jogar videogames.

  • Preparar nossa comida com amor e escolher ingredientes saudáveis, mas também, levá-lo a um fastfood e curtir comer guloseimas numa festa para que ele conheça e saiba que ele tem o poder da escolha e que tudo tem seu momento e que ambos são bons!

  • Quando cometer um erro na frente dele, reconhecer meu erro e corrigi-lo, mostrando a ele que podemos errar e que corrigir o erro é necessário para não criar consequências ruins para ninguém.

  • Todos os dias conversar com ele sobre dia dele e se algo no meu dia, também, foi relacionado com o dia dele juntarmos as duas experiencias, e sempre procurar trazer algo positivo para aprendermos juntos. Assim, ele verá que tudo que acontece a nossa volta está lá para nos ensinar.

  • E principalmente, falar tudo com amor e carinho, para que ele saiba não precisamos gritar, xingar ou ser grosseiro para transmitir o que estamos sentindo, queremos ou nossas necessidades.

Se todos nós começarmos a ensinar nossos filhos a serem mais humanos, não tem como haver corrupção, violência, fofoca, poluição e nada dessas coisas que achamos ruins. Nós somos o primeiro e principal exemplo na vida dos nossos filhos. Nosso presente colabora muito com o futuro deles.

amor de mae

Por favor, conte sua história com relação a como formamos o futuro dos nossos filhos, queremos muito escutar você.

Um grande abraço de todos nós da Casa da Editinha!

Casa da Editinha

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page