top of page
  • Foto do escritorAndrea Fonseca

8 Atividades para Fazer com as Crianças nas Férias de Julho (e que podem mudar a vida dos seus filho


ferias de julho 2018

As crianças estão de férias e você não sabe o que fazer para mantê-las entretidas? Veja abaixo oito atividades divertidas para fazer com as crianças nas férias. Só tem um filho ou filha? Convide os amigos ou as crianças vizinhas, eles vão adorar se divertir com você. E por fim, você vai acabar se divertindo, também!

Muitas vezes pensamos que sai caro viajar com as crianças e se ficarmos em casa as crianças vão ficar entediadas, mas na verdade só precisamos de um pouco de criatividade e planejamento para criar momentos felizes e inesquecíveis com as crianças.

1. Caça ao tesouro

Caça ao tesouro

Decida qual vai ser o tesouro (alguma guloseima ou um brinquedo). Em seguida, crie e distribua dica para ir de um ponto a outro. Lembre-se de que as crianças são rápidas, elas querem o tesouro! Então, se você quer que a brincadeira dure, quanto mais dicas, melhor.

Quando estiver criando as dicas faça de trás pra frente. Escolha o local do tesouro e cria a dica pra chegar lá, depois na dica para chegar no anterior e assim por diante até a primeira dica.

Coloque as dicas quando as crianças estiverem dormindo ou quando não vejam onde estão as dicas.

Cria as regras do jogo, eis alguns exemplos: não tem dica ou tesouro fora da casa, então, só pode procurar dentro da casa; se a dica for difícil, pode pedir ajudar para receber outra dica.

Você pode ter um premio de consolação para os que não chegaram ao tesouro, desta forma ninguém se sente perdedor.

Com o tesouro e as dicas todas em seus lugares, está na hora de começar, leia as regras e diga algo como: valendo, já, boa caça!

2. Picnic (pique-nique)

Tenda para picnic

Escolha um parque, uma pracinha ou qualquer lugar que você possa passar um delicioso momento com seu/sua(s) filho/a(s). Pode até ser na sala ou no quintal, se você fizer tudo parecer especial e diferente do dia-a-dia, por exemplo: pegar as luzinhas de Natal e pendurar por cima do sofá ou em volta da parede, ou até mesmo criar uma cabana usando lençol.

Aí vamos ao piquenique: prepare lanchinhos, frutas cortadas, suco e qualquer outro item que eles gostem. Talvez seja bom já deixar tudo cortado e montado, se for o caso, pois assim evita ter que levar muita coisa. Evite comprar coisas prontas, como salgadinhos, o ideal é que seja algo especial, pois esse momento pode ficar na memoria do seu filho ou filha até a vida adulta, se você fizer com que seja especial para ele/a(s).

Lembre-se de ter: bolsa ou cesta para por todos os itens, toalha para por no chão, guardanapos, as comidinhas e a bebidinhas, recipientes pra por cada item se necessário (prato, copo, etc.).

Você também pode deixar o celular no silencioso, para poder focar neste momento mágico com as crianças.

Mesmo que você faça em casa, crie um passeio fantasia até chegar no local do picnic, por exemplo: pegue a sacola com os itens do picnic, de a mão para as crianças, diga: ‘vamos num passeio’ e saia andando fazendo voltas pela casa até chegar no local que você preparou especialmente para o picnic (com tenda, luzes ou o quer que você tenha criado). Convide as crianças a ajudarem conforme sua capacidade, a estender a toalha ou a colocar os itens sobre a toalha, aí então, sentem-se e curtam o picnic. Você pode aproveitar esse momento e contar histórias, fazer um jogo, brincar de massinha ou o que quer que você ache que as crianças vão gostar.

3. Voluntariado

Abrigo de cachorro

Existem diversas maneiras as crianças podem ajudar sua comunidade local. Por exemplo, encontre um ONG perto de você e diga que você gostaria de introduzir as crianças ao voluntariado e pergunte o que eles poderiam oferecer que elas possam fazer? Você verá que eles ficaram surpresos com sua ideia e tentarão criar algo para as crianças.

Outro exemplo é visitar um asilo, pois essa troca entre o idoso e a criança é muito rica. Veja neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=lBCYmUakPpg (por favor, ignore que é uma propaganda, foque na ideia)

Uma amiga levou suas filhas numa organização que resgata cachorros (na maioria de rua), e ela e as filhas passaram uma tarde tratando e alimentando os animais. E ela conseguiu uma pessoa para adotar um dos cachorrinhos, que foi uma alegre surpresa para o pessoal do abrigo-canil.

Se você pesquisar perto de você, vai ter algo que você possa mostrar para as crianças que o valor de ajudar aos outros. Sabe, pode até ser vários atos de gentileza, se observarmos ao nosso redor tem sempre alguém precisando de ajuda e podemos nos oferecer para ajudar, crianças que assistem aos pais fazendo ações de gentileza, serão adultos mais felizes, pois deixam de ser egocêntricas.

4. Arte com Folhas

folha

Saia num passeio para pegar 10 folhas diferentes para um projeto de Arte só de vocês, se estiverem muito sujas você pode passar uma água e secar com papel toalha, aí as folhas estarão prontas para serem usadas.

Vocês vão precisar de papel sulfite ou outro para desenhar, lápis de cor ou giz de cera e as folhas.

Coloque uma folha no papel e contorne a folha com o lápis ou passe o giz de cera deitado do centro da folha para fora, criando o contorno da folha no papel. Remova a folha e desenhe uma carinha, o cabelo e o corpo se tiver espaço na folha. Vocês podem ser criativos e criarem animais, monstrinhos, casas, cidades e o que vocês quiserem com cada folha ou usando todas.

As crianças vão se divertir mais ainda se você fizer junto e criar um gostoso momento divertido usando os desenhos como personagens e cenários de histórias ou brincadeiras.

5. Comida Estrangeira

comidas do mundo

Pegue um mapa online ou se tiver um mapa-múndi em casa, mostre o mapa para as crianças e coloque o nome de cada um em papeis num saquinho plástico, então, sorteie quem vai escolher no mapa um país.

Se for um país que seus filhos já tenham experimentado, encontre informações sobre o país na internet e leia uma breve descrição, você também, pode pesquisar sobre curiosidades sobre aquele país pra ficar mais interessante. Se for um país que eles não tenham experimentados a culinária ainda, escolha um prato bem simples e que as crianças vão gostar para cozinhar pra elas e com elas, se possível (crianças adoram se sentir úteis ajudando os pais). Depois encontre as informações sobre o país e leia sobre a cultura desta nação e/ou fatos curiosos.

Agora, crie a ideia de que vocês são o restaurante preparando a comida e na hora de comer finjam que estão num restaurante, pra isso prepare a mesa de forma diferente e especial, com algum enfeite na mesa diferente. Você também, pode dizer as crianças para convidarem seus brinquedos favoritos pra participar desta refeição. Aproveite este momento para conversar sobre ‘o que vocês aprenderam sobre aquele país’, ‘o que gostaram menos sobre o paí’s e ‘o que gostaram mais’. Lembre-se de perguntar ‘por que’, pois ajuda as crianças a articularem o conhecimento que tiveram.

Durante as férias, você pode repetir esse mesmo processo e conhecer diferentes países, culturas e culinárias com as crianças.

6. Labirinto no quintal ou na garagem

labirinto no quintal

Com uma corda ou cabos velhos você pode criar um desenho de labirinto (veja ideia de formato, clique aqui, outras ideias de formato podem ser encontradas na internet). Você também, pode usar brinquedos, pedras, galhos ou qualquer objeto para criar o contorno do labirinto. As crianças vão adorar seguir as reviravoltas do seu labirinto. Você pode ser mais criativa(o) e inventar atividades para fazer no labirinto.

7. Entrevistas familiares

Marque uma visita aos membros mais velhos da família, como avós, tias e tios, pois eles têm muitas histórias fascinantes da época que eles eram crianças. Peça a seus filhos que perguntem como era a vida no passado e use um aplicativo de gravador ou a câmera do celular para captar suas histórias, vozes e expressões. Em seguida, vire o microfone/câmera e incentive os membros mais velhos a se revezarem na entrevista. Aproveite pra tirar fotos, também.

Coletando essas memórias, você terá uma cápsula do tempo da família. Quando as crianças conhecem sua família, podem criar seu próprio legado. Você pode transcrever as entrevistas e criar um livro ou criar um arquivo digital de fotos e vídeos pra mostrar pra família depois numa apresentação bem divertida.

8. Cinema em casa

cinema em casa

Escolha um filme que todos vão gostar, prepare a pipoca, o suco ou refrigerante para a hora do intervalo, isso mesmo, cinema em casa tem intervalo, pois assim você e as crianças podem conversar sobre o filme. Verifique o tempo do filme e pare no meio.

Sirva as pipocas e as bebidas e aproveite esse momento para fazer perguntas como: o que você achou do (nome do personagem)? O que você gostou mais? O que gostou menos? Por que? O que você faria no lugar dele(a)? Será que ele vai conseguir? Depois vá criando perguntas e contando sua opinião, também, tentando trazer uma visão positiva e ajudando a criança a criar soluções, evitando focar no problema. Ponha o filme para rodar e ao final do filme, novamente, faça perguntas sobre o que as crianças acharam do filme e das soluções que o personagem teve.

Esse tipo de atividade incentiva as crianças a serem criativas nas soluções de problemas, na infância e quando forem adultas.

Conclusão:

Não precisamos gastar horrores com férias em resort ou viajando para outro Estado para ter momentos que tenham um grande impacto na vida dos nossos filhos. Esperamos que você se divirta com seus filhos, amiguinhos e vizinhos.

Ah, por favor, lembre-se de compartilhar este artigo com amigos e familiares.

Ótimas férias pra vocês!

Um grande abraço dos amigos da Casa da Editinha

76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page