top of page
  • Foto do escritorAndrea Fonseca

O que ninguém conta sobre Festa Junina


Festa Julina

Algumas curiosidades sobre Festa Junina e, porque não, Festa Julina, também!

Depois do Carnaval, as festas junina e julina são as maiores festas celebradas no Brasil. Repletas de tradições diferentes, dependendo de onde são celebradas, do nordeste ao sul do país encontramos diversas variações da mesma origem.

História:

A Festa Junina foi trazida ao Brasil pelos portugueses e era originalmente uma celebração para agradecer aos santos pela colheita, já que em Portugal e na Europa em junho é a passagem da primavera para o verão. No início, as celebrações eram bem parecidas com as portuguesas, mas ao longo do tempo cada região do Brasil criou seu estilo único de celebrar, com influencias de tradições locais e, até mesmo, indígena.

A Maior Festa Junina do Brasil:

maior festa de sao joao do brasil

Exite uma disputa informal de qual seria a maior festa junina do Brasil, se quiser conferir por você mesmo...

Veja neste artigo quais são as maiores Festas Juninas do Brasil, onde e quando acontecem: https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/as-cinco-maiores-festas-juninas-do-brasil/

Elementos da Festa Junina:

Fogueira -

fogueira junina

antigamente era usada para agradecer aos deuses, pois emitem luz e calor, e seriam como uma pequena representação do sol. Por isso, estão no centro da festa. Existem fogueiras diferentes para homenagear cada um dos três santos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Na fogueira de São João as madeiras são colocadas em formato de cone. Na de São Pedro, ficam na posição de triângulo. Já de Santo Antônio, as madeiras são colocadas em formato quadrado (veja fotos).

3 tipos de fogueira

Bandeirolas - no passado, as imagens dos três santos eram bordadas ou pintadas em bandeiras e colocadas em mastros, algumas festas começaram a colocar paninhos e retalhos presos a cordas amarradas a esses mastros para decorá-los, e com o tempo passaram a ser as bandeirolas, que conhecemos hoje.

bandeirolas

Quadrilha – de origem nas danças da corte, a quadrilha tem passos que remetem aquela época, porém, em contesto de humor.

quadrilha

Casamento caipira – surgiu como uma brincadeira sobre os casamentos arranjados e, também, aos casamentos forçados por uma gravidez não planejada. Todos conhecemos a história: o pai obriga o noivo a se casar com sua filha gravida e depois do casamento começa a tradicional quadrilha.

casamento caipira

Músicas - as festas juninas, também, ajudaram a dar origem a moda de viola, a musica sertaneja e tantas outras que escutamos ainda hoje.

musica caipira

Correio-elegante – acredita-se que tiveram origem na celebração de Santo Antonio, por ser o santo casamenteiro, ajudando a formar novos pares e a realização dos pedidos feitos para o santo.

correio elegante

Principais diferenças entre as festas do Sul e do Norte do Brasil:

Quermesses do Sul e Sudeste em igrejas, escolas, nas ruas, em clubes, etc. Suas festa juninas e julinas possuem: comidas típicas, barracas com pescaria e outras brincadeiras tradicionais, música caipira ou sertanejo, além dos itens acima (fogueira, quadrilha e todos os outros).

quermesse

Na Festa Junina Nordestina temos comidas típicas do nordeste (algumas como tapioca, já chegaram ao sul, mas a origem é nordestina), músicas como forró, xote e baião. O bumba-meu-Boi, celebrado em algumas cidades.

boi bumba

Por favor, note que existem festas diferentes em outros estados e regiões do Brasil, estamos mostrando a diferença entre norte e sul, pois são as mais conhecidas.

Outros itens típicos das festividades juninas e julinas são:

Brincadeiras - cadeia, pau de sebo, derruba latas, corrida do saco, bingo, etc.

Comidas - milho cozido, pipoca, canjica, pamonha, paçoca, pinhão, e muito mais.

Bebidas: quentão, vinho quente, entre outras.

comidas de festa junina

Nós também temos Festa Junina!

Venha celebrar com a gente nos dias 08 e 09 de junho, com comidas típicas deliciosas, barracas de brincadeiras com muita diversão para toda família, bazar com centenas de itens, e agora, temos uma grande novidade: sorteio de viagem!

838 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page