Visite-nos e conheça nosso trabalho em serviço social e educação infantil de perto!

 

CASA DA EDITINHA

Rua Nossa Senhora dos Anjos, 711/717 - Chacára Mafalda - São Paulo - SP

Tel. 2674 1348 - E-mail: contato@casadaeditinha.org.br

  • Facebook - Casa da Editinha
  • Instagram - Casa da Editinha
  • Andrea Fonseca

O Melhor Método para Tratar momentos de Raiva na Infância


Pote da Calma, Garrafa da Tranquilidade, Garrafa Sensorial, muitos nomes para a mesma coisa. Em inglês, ‘Mind in a Jar’

Técnica relaxa e tranquiliza rapidamente crianças e adolescentes em momentos de raiva, ansiedade e stress.

Ouvi falar deste método assistindo uma apresentação do MindUp, um programa criado para atriz Goldie Hawn (famosa por várias comédias na década de 80). Depois de muitos anos fazendo meditação percebeu que se as crianças pudessem entender o que acontecem com suas emoções, elas começariam desde pequenas a praticar o auto-conhecimento que todos sonham hoje em dia.

Foi aí que ela reuniu especialistas de diversas áreas: educadores, psicólogos, cientistas e mestres em relaxamento para trazer o sentimento de plenitude a crianças em idade pré-escolar. O método consiste em 15 lições para ajudar as crianças a melhorarem seu foco, engajamento e resposta aos problemas na sala de aula e na vida.

Dentro do programa do MindUp existe uma garrafinha com água, areia e purpurina, que muitos chamam de Pote da Calma.

Acabei encontrando que o método Montessori também usa essa garrafinha, só não descobri se foram eles que inventaram, pois nos sites em inglês não faz nenhuma menção a Maria Montessori, como fazem os sites brasileiros.

Quem inventou agora, não é o mais importante, pois o importante é que esse pote ou garrafa pode ajudar a tranquilizar as crianças, os adolescente e até adultos podem se beneficiar deste método fantástico.

Diferente do que muitos pensam

O pote da calma não é para hipnotizar a criança. Tem uma razão que deve ser explicada para a criança e que deveríamos entender, também, assim explica o MindUp: a garrafa representa nosso cérebro, quando ficamos irritados, com raiva ou estressados, isso significa que a nossa amídala (do cérebro, e não da garganta) foi acionada, que é um mecanismo de sobrevivência, por isso temos ações sem controle, com as crianças é da mesma forma.

Como preparar

Essa parte pode ser feita com a criança e o envolvimento dela, escolhendo as cores e montando a garrafa ou pote, pode trazer reforço no resultado, também. Você pode dizer a criança que você estão preparando uma experiencia para mostrar como as emoções funcionam.

Em 1 garrafa plástica de 500 ml para crianças menores e de mais de 1 litro para adolescentes e adultos. Isso pode ser um pote de maionese sem rótulo ou algo assim. Desde que seja transparente.

Coloque:

1 pacotinho de purpurina ou Glitter colorido

1 tubo de cola Glitter dourada ou prateada ou a mesma quantidade de areia

Encha a garrafa com água deixando mais de 1cm sem água para que possa se movimentar na garrafa (se for fazer com cola de Glitter, coloque água quente para derreter a cola)

Tampe a garrafa, dê uma forçada a mais pra garantir que a criança não consiga abri-la e chacoalhe até que cola se dissolva. Está tudo pronto.

Como esse método funciona

Depois de explicar que o cérebro fica agitado, mas não é necessário agitar a cabeça. E que são as emoções e pensamentos que ficam agitadas, por isso reagimos. Que então, o melhor a fazer é respirar fundo, agitar a garrafa para ver como nossos pensamentos e emoções estão, e que como não queremos reproduzir esse agito do lado de fora, pois as consequências são terríveis para nos mesmos e para todos a nossa volta. Portanto, esperamos e observamos a água ficar clara, enquanto respiramos profundamente, assim nossos pensamentos ficam claros também, aí poderemos falar e agir melhor.

Sim, é simples assim!

Se a criança conseguir falar da emoção sem ficar irritada novamente, será de grande valia. Pois é muito difícil até mesmo para nós adultos falar sobre o que sentimos sem sermos tomados pela emoção.

Você pode também criar vários potes, um para cada emoção. Quando a criança precisar se acalmar, oriente que ela escolha o pote (ou potes) que melhor explicam o que ela está sentido agora.

Dessa forma, a criança pode também aprender a nomear e entender seus sentimentos. Uma boa base é o filme Divertida Mente (Inside Out), que explica bem as emoções humanas. A propósito, esse seria um ótimo preparativo para começar a falar sobre o pote ou garrafa da calma para as crianças.

Observar as nossas emoções e pensamentos nos faz adultos mais fortes e que fazem melhores escolhas na vida, também.

...

#potedacalma #mindup #comportamento #infancia #raivanainfancia #pnlparacrianca

#futuro #felicidade #crianças #potedacalma #comportamento #emoções #psicologia

116 visualizações