top of page
  • Foto do escritorAndrea Fonseca

Criança e Tecnologia – o efeito da tecnologia nas crianças


Quais são os aspectos positivos e negativos quanto as crianças usarem tecnologia?

crianca e tecnologia

Como é fácil ver crianças com celular ou tablete no colo, mas quanto isso compromete seu futuro, seu desenvolvimento e seu comportamento.

Vamos começar falando sobre os aspectos negativos:

Radiação

Radiação e crianças

Os equipamentos eletrônicos emitem radiação, isto é, criam um campo eletromagnético que pode ser nocivo a saúde. Quando a criança coloca o celular ou o tablete no colo ou no ouvido, pode estar enviando radiação para os seus órgãos próximos ao equipamento. Inclusive na Bélgica é proibido a comercialização e uso de celular por crianças.

Veja esse vídeo do Dr. Lair Ribeiro a respeito: https://www.youtube.com/watch?v=rbsRcRs65s0

Isolamento

Crianças que jogam vídeo games ou usam lousa interativa e outras atividades na tela do celular ou do tablete, tendem a brincar sozinhas, apenas de olho na tela, sem falar com a família ou interagir fisicamente com outra criança. Isso vem se mostrando prejudicial ao seu desenvolvimento social. Crianças que ficam mais de uma hora por dia nestes equipamentos acabam se tornando adultos com dificuldade de comunicação e socialização. Esse isolamento vem trazendo muito sofrimento para jovens adultos que precisam entrar no mercado de trabalho, mas não conseguem se expressar numa entrevista.

Agressividade

Já tentou tirar seu filho do vídeo game e ele ficou extremamente irritado e até violento? Pois é, crianças estão ficando viciadas em jogos eletrônicos e por não saber como fazer acabamos aceitando, já que quando falamos com outras mães, todas vivem o mesmo dilema e achamos que é normal, mas não é. Precisamos quebrar esse ciclo desastroso para o futuro das nossas crianças!

Saiba como fazer para ajudar seu filho neste processo através deste artigo: https://pt.wikihow.com/Deter-o-V%C3%ADcio-em-Computador-de-seus-Filhos

Agora, sobre os aspectos positivos:

Aprendizado

Através de sites, aplicativos e jogos educativos as crianças podem aprender e se desenvolver, mas temos que ter cuidado pra não usar isso como desculpa para ter a internet como uma babá eletrônica.

Organização

A internet é uma ótima ferramenta para ensinar organização. Ao começar a usar a internet e salvar favorito no seu browser a criança aprende a organizar informações. Você pode ajudar, também, mostranda a importância de administrar bem o tempo criando uma agenda familiar ou pastas para todos os desenhos e documentos da escola.

Estratégia de Pesquisa

Você encontra tudo que procura online? As palavras que usamos para pesquisar fazem toda a diferença nos resultados que o Google apresenta pra gente, por exemplo: você está pesquisando ‘férias para a família’ e digita isso no Google, vão aparecer diversos sites, mas algos são caros, outros não tem nada a ver com pacote de férias para famílias, não é mesmo? As crianças que usam a internet com frequência aprendem a pesquisar com as melhores palavras-chaves e encontram o que procuram muito mais rapidamente, pois já percebem que primeiro pesquisam o específico, depois o genérico, se não encontraram nada. Elas, por exemplo, pesquisariam: ‘pacote de férias barato para família’, com resultados mais otimizados.

Existem muitas outras vantagens e desvantagens sobre o uso das tecnologias pelas crianças, estas são as que vemos como principais. Esperamos que curtam e recomende aos amigos, papais e mamães, para ajudarem suas crianças a aproveitarem sempre o melhor de tudo que ainda está por vir em termos de tecnologia.

Um ótimo futuro pra você e sua família!

160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page