• Andrea Fonseca

AS MAIS DIVERSAS MANEIRAS DE AJUDAR OUTRO SER HUMANO


Recebi de um amigo através do Facebook um vídeo contando a história do padre Pedro Opeka. Ele é argentino e foi para Madagascar através da igreja católica, mas ao chegar lá sentiu que deveria fazer algo pelas pessoas que ele via, todo dia, nos lixões catando migalhas pra fazer um troco pra sobreviver. Ele os conquistou através do futebol e os ensinou a construir casas e a cultivar seus alimentos, usando somente os recursos naturais que o próprio planeta Terra oferecia a eles. A vidas das pessoas por lá mudou tanto que melhorou até mesmo a economia de todo o país.

Essa história me fez refletir sobre o que podemos fazer para seremos úteis aos outros.

No Blog Zen Habits, Leo Babauta menciona 25 maneiras de ajudar a outro ser humano, mas será que podemos enumerar quantas são as formas de sermos úteis aos outros? Se sempre seguirmos listas nunca vamos criar uma forma de sermos realmente úteis.

Será que tem mesmo uma formula mágica?

Sinto que com o passar dos anos nós companheiros terráquios estamos finalmente aprendendo o que significa ser útil aos outros.

Nem sempre precisamos estar trabalhando por uma causa específica para ajudarmos aos outros. Apenas reconhecer que no outro carro no transito tem um ou mais seres humanos iguais a você e deixá-los entrar na sua frente em pleno transito caótico de uma grande cidade, já é ser muito mais útil de que apenas pensar em si mesmo. Uma simples ação como essa pode repercutir no transito todo, pois algumas pessoas vão tentar fazer uma boa ação a outra pessoa como uma forma de reciprocidade.

No vídeo do grupo 'Life Vest Inside': https://www.youtube.com/watch?v=nwAYpLVyeFU, eles mostram como uma ação pelo outro leva a um efeito dominó do bem, onde cada um leva a atenção no outro por apenas um breve instante, que muda o estado de cada um até que volta pra nós mesmo.

Apenas mostrando através de você ações que você sente sobre o outro. As pessoas normalmente querem viver para si mesmas e não para os outros. Então, quando você apenas converte seus pensamentos em ação com foco no outro e não em você, o mundo todo muda. Só mesmo quem experimentou isso pra entender.

Só experimente e ajude uma vez, pra conhecer. Qualquer coisa que sinta que gostaria de fazer e que se sinta à vontade fazendo. Vá cozinhar pra alguém, ajude um vizinho a varrer a calçada, sente-se ao lado de alguém que você percebe que está triste e sozinho e comece uma conversa e eduque as crianças de que elas não precisam mentir sobre suas vidas, pois elas são lindas de qualquer maneira e então você não contribuirá apenas para a sociedade, mas também encontrará uma grande paz de espírito.

Nós nos tornamos a mudança que queremos ver nos outros. (muitos disseram essa frase, então, não posso realmente afirmar que é do Gandhi ou do Dalai Lama ou de outra pessoa, mas se pensarmos bem melhoramos o mundo de onde nós estamos, com o nível de consciência que nós temos, basta ao invés de nos colocarmos como vítimas da circunstância, nos assumimos como responsáveis e agimos dentro dos nossos limites, mesmo. Tem sempre um jeito!

Quer mais inspiração, leia a história da Mãe Doca:

https://www.casadaeditinha.org.br/nossa-historia

#solidariedade #caridade #foconosoutros #serhumano

41 visualizações

Visite-nos e conheça nosso trabalho em serviço social e educação infantil de perto!

 

CASA DA EDITINHA

Rua Nossa Senhora dos Anjos, 711/717 - Chacára Mafalda - São Paulo - SP

Tel. 2674 1348 - E-mail: contato@casadaeditinha.org.br

Logo Casa da Editinha
  • Facebook - Casa da Editinha
  • Instagram - Casa da Editinha