Visite-nos e conheça nosso trabalho em serviço social e educação infantil de perto!

 

CASA DA EDITINHA

Rua Nossa Senhora dos Anjos, 711/717 - Chacára Mafalda - São Paulo - SP

Tel. 2674 1348 - E-mail: contato@casadaeditinha.org.br

  • Facebook - Casa da Editinha
  • Instagram - Casa da Editinha
  • Andrea Fonseca

Como escolher o Nome do Bebê


Quer você queira um nome que está na moda, tradicional ou totalmente diferente, reunimos maravilhosas idéias para selecionar o nome perfeito para seu bebê.

Esperando o inesperado

Enquanto está esperando pra ver a carinha do seu bebê, surgem muitas escolhas a serem feitas antes mesmo dele ou dela chegar.

A escolha de um nome, entra tantas outras, é muito importante e será uma das primeiras coisas que as pessoas aprenderão sobre seu/sua filho(a) e fará parte de toda sua vida.

Alguns casais discutem e pesquisam, até que chegar o momento da certidão de nascimento, aí essa escolha pode ser feita sem pensar muito e trazer arrependimentos e até mesmo mudanças de nome que pode causar além de diversos transtornos, também, pode fazer com que a criança perca seu senso de identidade e acabe levando isso para a vida toda. Outros futuros papais e mamães ouvem um nome e descobrem que ambos amam esse nome, e já passam a chamar o(a) bebê, mesmo na barriga por esse nome.

Existem tantas histórias inspiradoras de como alguns pais escolheram o nome perfeito para seu filho. E baseados nestas histórias resolvemos compartilhar suas dicas aqui:

Já decidiu como vai chamar o bebê?

Essa é uma das perguntas que as pessoas, amigos e famílias, mais perguntam após saberem o sexo do bebê, sem saber acabam gerando muito stress aos futuros pais, pois se muitas pessoas perguntam, sentem que estão fazendo algo errado por não terem um nome ainda, mas talvez seja melhor, respirar fundo e disser: “sim, mas não queremos dizer para sentirmos se ao vermos a carinha do bebê, ao nascer será esse nome, mesmo, e não queremos que as pessoas fiquem com expectativas de um nome.”

Pronuncia e escrita

Uma amiga quando estava gravida e seu marido tinham escolhido o nome Ajit (nome de origem indiana com um significado forte) para seu futuro bebê, até que um belo dia quando foram visitar o bebê recém-nascido de um casal de amigos em comum, que recebeu o nome de Vinícius. Durante a visita ela disse a nossa amiga que realmente tinha gostado do nome, e assim que ela terminou de falar, sua sogra que estava ali, também, disse: “Ah, que bom que eles escolheram Vinícius, pois o outro nome era horrível! Ajit, acredita! Que nome é esse ‘agite’? Como se escreve isso e se alguém lesse o nome, como leria?” Nossa amiga que estava gravida e o marido se sentirão péssimos e perceberam que ela estava certíssima, não bastava escolher um nome com bom significado, se vai gerar confusão na vida dos nossos filhos.

Entendemos que se a criança vai ter que soletrar sempre ou corrigir pronuncia ou até sofrer piadas que ele ou ela possam sofrer pela escolha dos pais é terrível!

Costume de família

Algumas famílias tem o costume de pegar o nome de algum parente de ambas as famílias para seus bebês, em muitas combinações soa muito bem, como Ana Cristina (nome de duas avós), mas em outros acaba virando uma catástrofe para a futura criança e adulto com aquele nome: Leolpodina Maria Dalila. Pensando que essa criança ainda terá o sobrenome de família e quando casar, talvez ainda acrescente o sobrenome do marido. Será que não será muito grande para uma criança escrever na prova ou para preencher formulários, enquanto outros, com nomes mais curtos, poderão fazê-lo muito mais rapidamente, também.

Outras Formas

Existem ainda outras formas como numerologia, runas, pegar o nome de fundadores de uma empresa, criar um novo nome, escolher o nome igual ao do seu melhor amigo, pesquisar a origem do nome, etc.

Por existirem tantas formas, resolvemos acrescentar estes sites que ajudam a escolher o nome do bebê:

Ferramenta da revista Bebê da Abril ajuda a escolher dentre diversos nomes. Você escolhe se o nome é para menina ou menino, e até mesmo, a letra e a lista é bem grande com diversas opções:

https://bebe.abril.com.br/nomes-de-bebes/

E neste outro site, você pode verificar o significado e até mesmo a origem de vários nomes:

https://www.significadodonome.com/

Esperamos que você se divirta com a escolha do nome do seu futuro filho ou filha! E principalmente, que eles fiquem felizes com essa escolha, também.

Um grande abraço!

#nome #bebê #darnome #comochamar #meubebê

12 visualizações