top of page
  • Foto do escritorAndrea Fonseca

Como planejar uma festa de aniversário para seu filho, barata mas divertida!


Planejar, organizar e executar a festa dos sonhos para o aniversário do seu filho ou filha, pode ser muito mais fácil e divertido do que parece.

Festa barata de criança

Veja abaixo algumas ideias para não faltar nada, mesmo que você precise fazer uma festa mais econômica, no momento.

1 – Faça o Orçamento

Orçamento para festa

Planejar o orçamento permitirá que você saiba quais são as opções de festas que você pode pagar. Calcule o seu total e mantenha-se firme a ele, por exemplo, se decidiu que você só pode gastar R$ 200,00, não saia comprando nada, sem ter certeza que o dinheiro vai dar para todos os itens da festa. Não se preocupe se o seu orçamento é baixo, há muitas maneiras divertidas e baratas de fazer uma festa. Também, tem a opção de fazer uma festa colaborativa, em que cada um trás um prato de doce ou salgado, assim você pode focar a verba na decoração,no bolo, nas atividades e nas lembrancinhas.

2 – Quem são os Convidados?

Convidados para a festa

Primeiro converse com o seu filho(a) para saber quem ele(a) quer para a festa (amigos da escola, da rua, primos, etc). Para evitar decepções, os convites devem ser enviados de um mês à duas semanas antes da festa. Peça aos convidados que respondam aos convites para saber quantas pessoas comparecerão, você não quer fazer uma festa para 30 pessoas onde só 10 aparecem. Certifique-se de perguntar aos pais ou a escola se as crianças tem alergia alimentar.

3 – Envolva seu Filho

criar convite de festa

Conhecendo seu

orçamento e a quantidade de crianças, já dá pra saber o que seu filho pode escolher para sua festa: o tema, algo da decoração, o sabor do bolo, e o que mais couber no orçamento. Além disso, você, também, pode pedir ajuda com os preparativos da festa, pode ser o desenho do convite ou onde ficaram os presentes, algo que ele(a) possa se sentir importante fazendo.

4 – Escolha um tema

tema infantil

Decidir o tema da festa

é muito importante, pois a decoração e os itens para a festa serão todos baseados neste tema. Converse com seu(sua) filho(a) para ter certeza qual é o tema que ele(a) quer. Não use um tema seu(sua) filho(a) não estiver interessado(a). Isso é crucial, pois as crianças podem ter um novo herói ou uma nova princesa, que os pais ainda não se deram conta. Também, é válido dizer as crianças que uma vez o tema foi escolhido não dá pra mudar e explique porque.

5 – Comes e Bebes

comes e bebes de festa infantil

Comida de festa é sempre pra comer com as mãos. Algumas ideias são mini-sanduíches, pizzinhas, mini-hambúrguer, tortas (pré-cortadas), salgadinhos e até mesmo pipoca. Os doces e o bolo são para serem servidos depois de cortar o bolo e para evitar que a garotada coma antes da hora, melhor colocá-los na mesa, só na hora do bolo.

Quanto a como calcular quanto salgado, doce e bebida por criança, o site http://www.mili.com.br/dicas/como-calcular-salgadinhos-e-docinhos-para-festas-de-crianca/ sugere:

“Crianças

Salgadinhos: 5 unidades por criança

Docinhos: 2 unidades por criança

Refrigerante: 4 copos pequenos

Bolo: 100 g ou uma fatia por criança

Para as crianças, a regra do bolo também funciona: enquanto algumas não comem, outras devoram mais de um pedaço.”

6 – Encomendar o que for preciso

salgadinhos de festa

Se seu objetivo é economizar, então, melhor avaliar se sai mais barato fazer tudo em casa ou comprar pronto. Você talvez fique surpresa que alguns lugares produzem tanto, que às vezes pode acabar saindo mais em conta. Vale a pena verificar, mas se por fim sair razoável fazer em casa, por que não? Nenhum lugar vai colocar tanto amor ao preparar as coisas para a festa do seu filho com você! Então, escolha receitas fáceis e baratas no Google e mão à massa!

7 – Planeja as brincadeiras, atividades, histórias e jogos

brincadeira de festa

As crianças brincam sozinhas e criam brincadeiras facilmente, mas quando oferecemos atividades e jogos divertidos, as crianças curtem muito mais. No site https://festas.site/festa-infantil/brincadeiras-para-festa-infantil/ tem algumas ideias de brincadeiras que podem te inspirar a criar algo bem bacana para a festa dos pequenos. Veja se alguém pode te ajudar no dia da festa, pois você terá que servir a mesa, receber as crianças que chegam, etc., talvez, se tiver alguém para cuidar das brincadeiras, será mais fácil para você.

8 – Lembrancinhas

Lembrancinha

As lembrancinhas da festa não precisam ser cheias de coisas que vão ser jogadas fora, talvez seja melhor por só algumas guloseimas que as crianças vão consumir, que comprar brinquedos de plástico porcaria, que só poluem nosso planeta, não é mesmo?

O site https://www.dicasdemulher.com.br/lembrancinha-de-aniversario/ tem algumas ideias para servir de inspiração, mas se você pesquisar verá que é possível criar lembrancinhas que sejam úteis ou realmente usadas.

Uma ajudinha extra...

Checklist de festa

que é uma tradução do Google para o site original em inglês, você vai encontrar uma lista para ir verificando se fez tudo para a sua festa dar super certo e não faltar nada.

Conclusão:

É muito possível realizar o sonho do seu(sua) filho(a) ter uma festa divertida e barata, o que realmente requer é planejamento, dedicação, organização e, principalmente, amor.

Esperamos que estas ideias sejam úteis e ajudam a que vocês tenham uma maravilhosa festa e que todos curtam muito!

135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page